Pular para o conteúdo principal

Irmão adotado x Irmão "de sangue"

"me cinto (sic) adotado e não um irmão, espero que isso mude."

Li essa frase escrita por um participante de reality show e fiquei muito triste e irritada.

Sou a mais velha de 5 irmãos. E entre os meus 4 irmãos, dois não são filhos biológicos dos meus pais, ou seja, são adotivos. No entanto, de verdade, nunca senti por eles um amor diferente do que o que sinto pelos outros dois. Muito pelo contrário! Em diversos momentos da minha vida, eu sequer me lembro desse pequeno detalhe.

Quando o mais novo veio morar conosco, eu já tinha 18 anos, recém entrara na faculdade e começava a trabalhar muito, muuuuito cedo: às 5h. Lembro que acordava de madrugada pra me arrumar e ficava olhando ele, que dormia no quarto comigo e minha irmã, e a sensação que eu tinha era aquela daqueles amores que fazem o peito doer de tanto que sentem!

O meu outro irmão é o pai dos meus sobrinhos adorados, do Murilo e do Gustavo, e o que sinto pelos meninos, e na intensidade que sinto, é prova de que são meus sobrinhos e ponto!

Me irrita e incomoda muito quando falam de filhos e fazem distinção. Muitos na família do meu pai, por exemplo, e eu entendo isso como ignorância - no sentido de falta de conhecimento - fazem questão de diferenciar a "qualidade" de filhos do meu pai, mesmo sempre tendo visto que não há distinção entre nós.

Acho horrível quando falam da Angelina Jolie e explicam que ela tem 6 filhos dos quais "três foram adotados". Alguém crê que pra ela tem diferença de amor entre o filho que nasceu no Camboja de outra mãe e os filhos nascido na França, dela mesma?

Acho que é muito difícil ser adotado porque você corta vínculos com sua genitora, com essa família da qual nasceu. E vejo que o filho adotivo é mais cobrado, porque qualquer erro é porque ele é adotado... e ninguém acusa um filho biológico de errar porque nasceu da barriga da sua mãe, com a participação do seu pai...

Filhos são filhos e, no meu coração, sinceramente, irmãos são irmãos. Quem ainda não sabe disso, coitado, é muito tacanho para entender que o amor fraternal também nasce com a convivência, com a proximidade.

E nem vou entrar na minha crença de que existe o parentesco corporal e o espiritual!

______
Foto: brother n sister kitty by Jimmy Dangerously.

Comentários

  1. Adorei seu texto, principalmente o assunto. É o cotidiano de muitas pessoas, mas poucos falam nisso. Tenho duas irmãs por parte de pai e sempre fazem diferença. Seja à "meu favor" ou a "favor delas". O que deveriam saber é que somos mais irmãs do que muitas irmãs de 'mãe e pai'. Nos amamos, o que realmente importa. ADOOORO seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tainá!

    Pois é. Que pena a dificuldade que as pessoas têm - muitas, mas não todas - de entender o quanto irmãos (independente da "categoria") são irmãos e ponto!

    E eu fico muito, mas muito feliz por você gostar do meu blog! Obrigadíssima pelo carinho!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Sheila,

    Aqui, também vivenciei uma situação semelhante à de Tainá: minha infância e parte da minha adolescência foram ao lado de dois irmãos. Um por parte de pai, e outro por parte de mãe.

    Tenho por certo que a Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano...

    Todas as discussões que tive com meus irmãos foram por outras razões e não essa deles serem, do ponto de vista sangüíneo, "meio-irmãos".

    A propósito, essa expressão "meio-irmão" é muito tosca: como se amor fosse algo que pudesse existir pela metade... =/

    Beijos na bochecha!

    ResponderExcluir
  4. Servo,

    Sabe que até a Tainá comentar dos irmãos eu não tinha pensado na situação de quem tem irmãos de pais diferentes? É aquilo de não pensar quando não faz parte da nossa realidade, né? Até porque, coisa rara, meus pais são casados há quase 40 anos! rsrs

    Mas é bem verdade e muito lindo isso que você disse que a "Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano". Bem que a gente podia aprender direitinho...

    Beijocas e bom começo de ano (afinal terminou o Carnaval! rsrs)

    ResponderExcluir
  5. The fast weight loss diet is one of the most restrictive programs that involve the drastic decrease in daily consumption of calories and fat.

    These electrolytes are used by the body to ensure the proper functioning of nerves and muscles.
    There are many get skinny quick diets out there who say they have the secrets to lose weight,
    but these cockamamie fat loss diets will not give you
    a permanent solution for keeping the weight off.

    ResponderExcluir
  6. qweqweqwe best laptops under 500
    asdaasfasfasf
    adasfafascxvzcxv best laptops for gaming asdadad
    best laptop under 500 ascadvsdbsdbd
    zxcz good gaming laptops asdads
    adasfsdg gaming laptops under 500 xcbxbxcb
    cbcbnvbm good gaming laptops ryruurt
    4uruyjfg gaming laptops under 500 dghkgkjhl
    678utfhg cheap gaming laptops 234tdh
    2354etyh good gaming laptops iuyt5
    vdfgrht cheap gaming laptops 546ygh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe