Pular para o conteúdo principal

Por que você não tem filhos?

No comecinho do ano escrevi sobre uma perguntinha famigerada feita às mulheres solteiras: "E você, já casou?" Pois é, mulher nenhuma solteira gosta de responder isso!

Só que tem outra triste também, que sofrem as já casadas ou as que já passaram dos 30 anos: "Não tem filhos?", ou sua variante mais cruel: "Por que você não tem filhos?"

Não que essa pergunta seja uma que não tenha resposta, muito pelo contrário, ela tem! Mas, dificilmente é uma resposta que queiramos dar. Eu sei porque eu ainda tenho que responder isso, aliás, respondi essa semana.

Normalmente essa pergunta não é feita por maldade, é quase uma "curiosidade boa", mas não é legal de se fazer. Na verdade, ela é indelicada.

Acompanhem meu raciocínio: as duas mais prováveis razões de uma mulher não ter filhos são, ou ela não quis simplesmente, ou ela não conseguiu engravidar. Se ela não quis, não é legal ter que ficar explicando isso pra qualquer um e ver, normalmente, as caras chocadas dos que não entendem sua opção por ter casa, marido... e nada de filhos - eu mesma não entendo, pra ser sincera. A outra possibilidade, dela não ter conseguido engravidar, é triste ficar contando!

No meu caso, eu não consegui engravidar. Tentei por uns 4 anos quando casada e não aconteceu. Não creio que pra alguma mulher seja tranquilo lidar com as menstruações quando chegam quando você espera que "dessa vez tenha conseguido". Sim, cada menstruação é uma frustração. E eu sei que muuuuitas mulheres sabem do que eu falo. E daí ainda tinha que ouvir as perguntas, sempre interessadas, de TODO mundo - porque esse assunto parece ser que nem barriga de grávida: é pra qualquer um fazer/tocar!

Para tentar esgotar o assunto, já respondo que não sei se ainda terei filhos. Se os quero? Em alguns momentos dolorosamente! Em outros, decido aceitar a possibilidade de adular os sobrinhos - olha, eu sou ariana, mas devo ter algo de pisciano e de libriano, não é possível! rsrs

De qualquer forma, não quero tornar isso algo cruel pra mim mesma, ficar pensando muito no assunto. Em dois relacionamentos eu quis ser mãe e não aconteceu. Se assim foi, eu só posso confiar nos desígnios de Deus para assim ter sido. E confio, de verdade.

Então, por favor, pensem com carinho, "filtrem", como diz minha amiga Kátia, quando forem perguntar a uma mulher por que ela - ainda! - não tem filhos.

____
Foto: baby's feet by the prodigy

Comentários

  1. Sheila, fortissimo esse assunto, ou melhor , como vc mesma coloca: "delicadíssimo".
    Olha acredito que as pessoas podem ser mães de outras maneiras, através dos sobrinhos que , afinal de contas, tem o vínculo de sangue, sendo madrinhas, e não só madrinhas por alguém te convidou e vc foi lá e batizou, eu sou mãe (foi a minha maior e melhor realização, sou muito grata à Deus, pois sempre quis ter um menino), tenho dois afilhados um menino e uma menina, tenho uma sobrinha, e também tenho uma afilhadinha de um centro espirita,adotei porque quis, e no dia da crianças e natal, visito ela, é gartificante. E eu sou evangélica( Batista).
    Sinto que vc tem um coração enorme, tem sentimentos nobres, e aposto que deve ser uma ótima tia, uma ótima amiga e que até as vezes seja mãe de muitas amigas.
    Bjus e bom findi!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,

    Então... eu acho que a gente pode exercer nosso amor maternal de diversas formas e com várias pessoas, sobrinhos, outras crianças e até mesmo com amigos, mas não creio que isso seja ser mãe de outras maneiras, e, sinceramente, assim prefiro.

    Mas não tenho problemas com isso, sério. O pior é quando deixa-se essa, ou qualquer outra possível frustração, ser o que nos envenenará todos os dias, nos magoará, nos acompanhará "ad eternum". E isso eu me recuso a fazer! ;)

    Beijocas e delicioso fds.

    ResponderExcluir
  3. Sheila amiga do coração,realmente sei o quanto essa pergunta é chata,eu passo por isso todos os dias( claro não em questão de ficar gravido),hehehehe mas em " e ai wissam quando vc vai casar??? já ta na hora"odeia e sempre odiarei essa pergunta,mas nem ligo aquilo que é nosso vira com o tempo,mas enfim eu acho que não é por maldade tambem,mais sim por curiosidade e provocação das pessoas porque eu nunca na minha vida me meto na vida dos outros em questoes particulares............

    continue assim amiga,e nos de mais coisas boas de ler nesse seu blog que é o meu best.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe