Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Foz (4): Parque das Aves

(não parecem de mentirinha?)

(os tucanos exibidos são estrelas por lá)

(ah, o amor...)

(os espelhos fazem os flamingos pensarem que o bando é maior e assim se sentirem seguros para colocarem seus ovos. Descoberta dos biólogos do Parque das Aves)
(jibóia bebê)


Hoje vou falar de um dos meus lugares preferidos em Foz!

Criado por um casal europeu - ele inglês, ela alemã - o parque abriga dezenas de espécies de aves do mundo inteiro e em especial do Brasil e da América do Sul. Existe também um borboletário e, há algum tempo, eles criaram outras áreas onde encontramos jacarés, cobras, jabutis e saguis.

Nós percorremos à pé trilhas por dentro da área preservada e vizinha ao Parque Nacional. O total é de um pouco mais de 1 km mas por todo o caminho encontramos bebedouros, sanitários e bancos. Como é mata nativa, e ao lado do Parque, é comum encontrarmos outros animais voando e andando por lá.

O Parque das Aves trabalha com tentativa de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas e tem obtido bons resultados, como com os flamingos e com as harpias. Muita gente vem de fora - e do Brasil também - pra estudar o trabalho deles por aqui.

Boa parte das aves estão em viveiros menores, mas existem outros viveiros gigantes que reproduzem um determinado bioma, como o do Pantanal, onde entramos e encontramos aves incrivelmente mansas e que não estranham a presença humana - algumas vezes, é bem o contrário que acontece: os tucanos costumam ficar empoleirados no corrimão das passarelas dentro desses viveiros maiores e vão seguindo as pessoas, de pertinho. Costumo arriscar passar a mão e nunca fui bicada, mas claro que não recomendo pra ninguém mais fazer isso - tá, meus sobrinhos eu deixei arriscarem... 8-)

No borboletário vemos as diversas fases da vida das borboletas, desde as lagartas, vemos também aranhas e, por toda parte, além das borboletas multicoloridas, beija-flores de diferentes espécies. Da última vez que fui, me aproximei pra tirar foto de um e ele não voou. Fiquei mais ou menos a 1 metro dele e ele não se moveu; daí resolvi arriscar tocá-lo... e ele só voou depois que o toquei, mas pra um galho logo ao lado, nada assustado, provavelmente apenas precavido.

No final do passeio quem quiser pode tirar foto com filhotes de jibóias e araras adultas. Os animais são sempre "trocados" para que não sofram stress e tudo é feito com um tratador acompanhando. Tem também por ali uma lanchonete, sanitários e uma lojinha de suvenires.

O ingresso custa R$ 25 para estrangeiros, R$ 18 para brasileiros e R$ 5 para moradores - e ainda tem gente que não conhece!! Ainda há a possibilidade de meia-entrada para estudantes e idosos. Ah, crianças menores de 8 anos não pagam.

Para quem quiser conhecer mais do Parque das Aves, eis o link deles: http://www.parquedasaves.com.br/


Comentários

  1. Este lugar deve ser realmente encantador! Ainda não conheço Foz. Mas obrigada pelo passeio virtual!

    Lembrei de você duas vezes hoje: pela manhã fui a uma livraria e vi o livro novo da Martha Medeiros (Fora de Mim)aí...lembrei de você!

    Quando cheguei em casa, após o almoço, liguei a tv no canal GNT e estava passando uma entrevista da Marília Gabriela, advinha com quem? Martha Medeiros! Ai...lembrei de você! rrsrs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conheço Foz... Mas as fotos arrasam!
    Seus sobrinhos são lindos! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,

    De nada :) Agora só falta o passeio real!

    E que legal que lembrou de mim ao ver a Martha Medeiros. Tô louca atrás do livro dela mas quando passei pelas livrarias daqui não encontrei. Tô com outras prioridades mas, assim que der, o comprarei!
    _____

    Helo,

    Que bom que gostou das fotos. Meus sobrinhos são lindos mesmo, modéstia à parte. E uns doces. Já estou com saudades... :(
    _____

    Beijos, gurias. Ótimo dia pra vocês.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu quero!!
    Essa semana eu fui pro interior de São Paulo fazer rafing e fiquei sabendo que em Foz dá pra fazer em botes com 20 pessoas!!!
    Estou arrumando um dinheiro pra fazer rafting aí!! E visitar esse parque e vc!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mel,

    Já fiz rafting no rio Iguaçu, pertinho das Cataratas e, se você gosta, vale super à pena!

    Junta o dinheirinho e venha sim :)

    Beijocas, boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Amo, amo Tucanos!
    Outra coisa adoro rafting, preciso me organizar e ir logo te conhecer e conhecer esses lugares maravilhosos.
    Sobre o post do rimel, eu tb tenho dificuldades de encontrar e olha Guria, também sempre me maqueio com pressa e sempre digo que vou levantar mais cedo e separar um tempo maior pra isto, mas não consigo, quando vejo já estou me maquiando no carro a caminho do trabalho, rsrsrsrs

    Bjus e boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe